A reforma da governança global será o tema principal de um dos encontros desta segunda-feira (18), primeiro dia da Cúpula de Líderes do G20, realizada no Rio de Janeiro sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O debate terá como foco possíveis alterações na estrutura e no funcionamento de instituições como as Nações Unidas, o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio (OMC).
As reuniões ocorrem no Museu de Arte Moderna (MAM) e se estendem até terça-feira (19). Entre os temas previstos, também estão a inclusão social e o combate à fome e à pobreza. Durante o evento, Lula deve apresentar a lista dos países que já aderiram à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa proposta pelo Brasil durante sua presidência no G20.
No último dia da cúpula, os líderes mundiais discutirão desenvolvimento sustentável e transições energéticas. O encontro será encerrado com a cerimônia de transferência da presidência do G20 para a África do Sul, que assumirá a liderança do grupo entre 1º de dezembro deste ano e 1º de dezembro de 2025.