O presidente Luiz Inácio da Silva defendeu, na manhã deste domingo (17), que cidades tenham um financiamento maior para enfrentar crises climáticas.
A declaração foi dada no Urban 20, fórum dos prefeitos que acontece durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro. O assunto é uma das prioridades definidas pelo Governo no evento.
“As cidades não podem custear sozinhas a transformação urbana. Elas não podem ser negligenciadas nos novos mecanismos de financiamento da transição climática”, disse.
“Infelizmente, os governos esbarram em uma enorme lacuna de financiamento no Sul Global. Apenas uma parcela dos recursos necessários chega aos países em desenvolvimento e uma parte ainda menor alcança nossas metrópoles”, completou.
O grupo de prefeitos presente no encontro entregou um documento com 36 pedidos para repensar cidades, reduzir desigualdades no espaço urbano e enfrentar a crise do clima. A entrega foi feita por Eduardo Paes, prefeito do Rio.
O presidente do Chile, Gabriel Boric, as prefeitas de Freetown (Serra Leoa), Aki Sawyer, e Phoenix (Estados Unidos), Kate Gallego, também estiveram na cerimônia.