Confira três curiosidades obre a cúpula do G20

Reprodução: G20

A cúpula do G20 ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2024. Confira três curiosidades sobre o evento que reúne lideranças dos 19 países membros, além da União Africana e da União Europeia.

Segurança

Mais de 26 mil policiais militares, civis, penais, além de drones e aeronaves participam do esquema especial de segurança com tecnologia de ponta no espaço aéreo para garantir a tranquilidade dos chefes de estado, autoridades e demais participantes do G20, evento mundial, que foi iniciado nesta quinta-feira (14), com o G20 Social, no município do Rio de Janeiro.
As Forças Armadas terão 8 mil pessoas patrulhando o espaço aéreo, as vias terrestres e o acesso aos portos da cidade, a entrada da Baía de Guanabara, além de embarcações percorrendo o mar da zona sul carioca.

Advertisement

Alunos de escolas da rede estadual cobrindo o evento

Estudantes da rede estadual de ensino no Rio de Janeiro estão participando da cobertura do G20 social. O trabalho dos jovens será divulgado pela Secretaria de Estado de Educação. O Programa Jovem Repórter foi responsável por selecionar o grupo.

A proposta do projeto é qualificar estudantes de escolas interculturais da rede estadual para a produção de conteúdo e atuação em eventos do governo e do estado, incluindo o próprio G20.

G20 Social

Anunciado oficialmente pelo presidente Lula na 18º Cúpula do G20, o objetivo do G20 Social é ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios no evento.

O destaque do G20 Social será a Cúpula Social, que ocorrerá entre os dias 14 e 16 de novembro de 2024. O evento mostrará trabalhos desenvolvidos ao longo de quase um ano pela sociedade civil e movimentos sociais, incluindo novos fatores como: justiça social, econômica, ambiental e a luta pela redução da desigualdade.

A Secretaria Geral da Presidência da República convidou movimentos sociais de base histórica para a construção do processo de participação social. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e a Coalizão Negra por Direitos são alguns exemplos de convidados.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO