Argentina retira delegação da COP29 após decisão de Javier Milei

Reprodução: Band.com.br

O presidente da Argentina, Javier Milei, determinou nesta quarta-feira (13) a retirada da delegação argentina da COP29, a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que está sendo realizada em Baku, no Azerbaijão. A decisão ocorre após os primeiros dias do evento, que começou na segunda-feira (11), nos quais representantes do governo argentino participaram das discussões.

Durante a cúpula, autoridades dos ministérios de Relações Exteriores, Meio Ambiente, Turismo e Esportes da Argentina integraram dois grupos de negociações: um com o Grupo Sul, que inclui Brasil, Equador, Uruguai e Paraguai, e outro com o G77 mais China. Segundo informações do jornal La Nación, a participação da delegação argentina foi considerada “menos que simbólica”, com uma atuação discreta nos debates.

Durante a campanha eleitoral, Milei havia afirmado que a crise climática era uma “mentira socialista”, e embora tenha recuado de uma possível saída do Acordo de Paris, suas políticas seguem uma linha mais alinhada com visões ultraliberais. A postura da Argentina em relação ao clima continua a ser um tema central nas negociações globais.

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO