Brasil recebe certificação de país livre do Sarampo

Rodrigo Nunes/Ministério da Saúde

O Brasil recebeu nesta terça-feira (12) a certificação de país livre do Sarampo novamente após cinco anos. A organização Pan-Americana da Saúde entregou o certificado ao presidente Lula e à ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Em 2016, o Brasil já havia alcançado esse status, no entanto, em 2018, as baixas coberturas vacinais permitiram a reintrodução do vírus no país. Agora, a nova certificação marca a recuperação do status das Américas como uma região livre de sarampo endêmico.

Para reverter o quadro, o Governo Federal investiu em vacinação nas fronteiras e em locais de difícil acesso. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, as américas também eliminaram a rubéola e a síndrome da rubéola congênita em 2015, uma conquista que os países da região têm mantido desde então.

Advertisement

O Brasil não registra casos com transmissão em território nacional há dois anos. O último foi em junho de 2022. Desde então, todos os registros da doença são de pessoas que vieram de outro país.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO