A abertura dos Jogos Olímpicos de Paris ocorre nesta sexta-feira (25), nas águas do Rio Sena. A cerimônia será a primeira realizada fora de um estádio, e vai percorrer cerca de seis quilômetros do Sena. Decorações e arquibancadas já foram instaladas.
Cerca de 330 mil pessoas vão acompanhar partes do desfile de forma presencial e por telões espalhados pelas margens do rio.
A cerimônia, que vai contar com mais de 80 barcos para o desfile, receberá mais de 45 mil policiais designados para a segurança do evento. A prefeitura de Paris fechou algumas ruas próximas ao Rio Sena.
As disputas não estarão concentradas em um parque olímpico, como em outras Olímpiadas. Alguns esportes ocorrerão por toda Paris. O Palácio de Versalhes instalou uma pista de hipismo para a disputa da modalidade. Já o futebol, terá partidas em diferentes cidades da França.
Disputas e limpeza do Rio Sena
O Rio Sena vai receber uma série de modalidades para os Jogos Olímpicos, como Maratona Aquática e Triatlo.
Funcionários da prefeitura de Paris intensificaram as limpezas do Sena nas últimas semanas para torná-lo próprio para banho. A despoluição do rio é uma das principais propagandas do evento esportivo, e contou com um investimento superior a R$ 8 bilhões.
A prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo, mergulhou recentemente ao lado do Presidente do Comitê Organizador e do subprefeito da região como forma de garantir o progresso na limpeza.
Alexandre Mansano (sob supervisão de Beatriz Ferrete)