A Câmara dos Deputados concluiu, nesta quarta-feira (30), a votação do segundo projeto da reforma tributária, que estabelece diretrizes para o comitê gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Agora, o projeto segue para o Senado para análise.
A discussão sobre a proposta teve início em agosto, mas foi interrompida devido à falta de consenso em relação a emendas e ao esvaziamento do Congresso durante as eleições municipais. Apenas os destaques, trechos votados separadamente do texto principal, permaneciam pendentes.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), havia indicado que poderia pautar o projeto somente após a conclusão da votação do projeto principal da reforma no Senado. Apesar da frustração com a lentidão dos senadores em avançar na reforma, a Câmara conseguiu finalizar a análise deste segundo projeto. A continuidade do processo agora depende integralmente da avaliação dos senadores. Se houver alterações nos textos, os projetos deverão retornar à Câmara para nova apreciação.