Cinquenta e uma pessoas morreram em enchentes no sudeste da Espanha. O país foi atingido por chuvas torrenciais e tempestades de granizo, provocando rápidas inundações em diversas regiões. Os esforços de resgate estão em andamento.
O governador da região de Valência, Carlós Mazón, disse que é impossível estimar um número exato de mortos neste momento. Pontes, postes e árvores foram derrubados, e carros acabaram arrastados. O Serviço Meteorológico Espanhol informou que Chiva, na região de Valência, registrou 490 milímetros de chuva em apenas oito horas ontem – o equivalente ao que é esperado para um ano.
Estações de rádio e TV têm recebido centenas de pedidos de ajuda de pessoas presas em áreas inundadas ou procurando por parentes desaparecidos, enquanto os serviços de emergência lutam para chegar a algumas áreas.
Trabalhadores dos serviços de emergência estão usando drones para as buscas de moradores. As enchentes causaram interrupção no transporte. Vários voos em Valência foram desviados para outras cidades e outros cancelados. Todos os serviços de trem estão suspensos.
A prefeitura de Valência informou que todas as escolas e eventos esportivos serão suspensos na quarta-feira, e os parques permanecerão fechados. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, pediu que as pessoas sigam os conselhos das autoridades e evitem viagens desnecessárias.