Taxa de reeleição foi de 82% neste ano pelo Brasil, a maior em 20 anos

Reprodução: Band.com.br
A taxa de reeleição nas eleições municipais foi de 82%, a maior em duas décadas. Dos mais de 3 mil prefeitos que tentaram se manter no cargo, aproximadamente 2.400 foram vitoriosos. No segundo turno, 14 prefeitos foram reeleitos, com destaque para a cidade de São Paulo.
 
O PSD, liderado por Gilberto Kassab, tornou-se o partido com o maior número de prefeitos no Brasil, totalizando 891. O MDB segue em segundo lugar, com 864 prefeituras, e os Progressistas em terceiro, com 752. Desde 2016, o número de cidadãos sob a gestão do PSD quase triplicou, passando de cerca de 13 milhões para mais de 37 milhões.
 
Enquanto isso, o PSOL disputou 200 prefeituras, mas não elegeu nenhum candidato. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que quase 10 milhões de eleitores não compareceram às urnas, resultando em uma abstenção de 29,26%, a segunda maior para um segundo turno, atrás apenas de 2020, durante a pandemia, que registrou 29,5%.
 
Os estados de Goiás, Espírito Santo e Rio Grande do Sul apresentaram o maior número de eleitores ausentes. Durante o pleito, 42 pessoas foram presas e foram registrados 102 casos de crimes eleitorais.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO