Neste domingo (20), a Igreja Católica realizará a canonização da Beata Elena Guerra em uma cerimônia solene no Vaticano, em Roma. O evento contará com a presença de uma comitiva de fiéis brasileiros, com destaque para o grupo de Uberlândia, Minas Gerais, onde um milagre atribuído à intercessão de Elena Guerra foi determinante para sua elevação ao status de santa.
O milagre ocorreu em 2010, quando Paulo, morador de Uberlândia, sobreviveu a um grave acidente após cair de uma altura de seis metros enquanto podava uma árvore. Ele foi levado ao hospital em estado crítico, com trauma cranioencefálico severo, pneumonia, hepatite e suspeita de morte cerebral. Diante do quadro quase irreversível, a comunidade local começou a invocar a intercessão de Elena Guerra.
Após uma cirurgia cerebral, Paulo se recuperou, contrariando todas as previsões médicas. O caso foi submetido à análise do Vaticano e, posteriormente, reconhecido como milagre pela Congregação para as Causas dos Santos, abrindo o caminho para a canonização da beata.