Ministro Alexandre Silveira anuncia que governo não retomará o horário de verão em 2024

Apesar da decisão, o governo continuará avaliando a possibilidade de retomada do horário de verão a partir de 2025, com base em novos estudos apresentados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta quarta-feira (16) que o horário de verão não será retomado em 2024. A decisão vem após a recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), feita em setembro, mas o governo considerou que a melhora no volume de chuvas e nos níveis dos reservatórios de hidrelétricas afastou a necessidade de adiantar os relógios ainda este ano.

Segundo o ministro, há também preocupações práticas com a adaptação de setores estratégicos, como o da aviação, que precisariam de mais tempo para ajustar suas operações caso a medida fosse implementada de imediato.

No entanto, o governo continuará avaliando a possibilidade de retomada do horário de verão a partir de 2025, com base em novos estudos apresentados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que examinam as condições de fornecimento de energia durante os meses de seca. Tradicionalmente, o horário de verão era aplicado entre outubro/novembro e fevereiro/março, com o objetivo de otimizar o uso da luz natural e reduzir a pressão sobre o sistema elétrico em horários de pico.

PATROCINADO