O governo federal está prestes a decidir se o Horário de Verão será retomado no Brasil. O anúncio deve acontecer até o fim do dia, conforme prometido pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A medida vem sendo discutida como uma forma de aliviar o sistema elétrico, especialmente em um momento crítico de geração de energia provocado pela seca e pelo aumento do consumo durante o calor.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) defende o retorno da medida, estimando que o Horário de Verão poderia gerar uma economia de até R$ 400 milhões. Segundo especialistas, a proposta visa reduzir a pressão sobre o sistema energético nos horários de pico, ajudando a evitar apagões em regiões mais afetadas pela crise hídrica, como São Paulo.
O presidente Lula participa da reunião técnica em que os prós e contras da volta do Horário de Verão serão debatidos. Caso a decisão seja favorável, o horário especial começaria dentro de 20 dias, a fim de dar tempo para que setores estratégicos, como segurança pública e aviação, possam se adaptar às mudanças.