Decisão sobre o retorno do Horário de Verão deve ser anunciada ainda hoje, com reunião de Lula e ministros

Medida vem sendo discutida como uma forma de aliviar o sistema elétrico, especialmente em um momento crítico de geração de energia provocado pela seca e pelo aumento do consumo durante o calor
(Reprodução/Arquivo/Agência Brasil)

O governo federal está prestes a decidir se o Horário de Verão será retomado no Brasil. O anúncio deve acontecer até o fim do dia, conforme prometido pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A medida vem sendo discutida como uma forma de aliviar o sistema elétrico, especialmente em um momento crítico de geração de energia provocado pela seca e pelo aumento do consumo durante o calor.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) defende o retorno da medida, estimando que o Horário de Verão poderia gerar uma economia de até R$ 400 milhões. Segundo especialistas, a proposta visa reduzir a pressão sobre o sistema energético nos horários de pico, ajudando a evitar apagões em regiões mais afetadas pela crise hídrica, como São Paulo.

O presidente Lula participa da reunião técnica em que os prós e contras da volta do Horário de Verão serão debatidos. Caso a decisão seja favorável, o horário especial começaria dentro de 20 dias, a fim de dar tempo para que setores estratégicos, como segurança pública e aviação, possam se adaptar às mudanças.

Advertisement

 

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO