A Aneel disse que vai intimar a Enel a apresentar justificativas para o novo apagão em São Paulo, que aconteceu entre a noite de ontem (11) e o início deste sábado (12). A Aneel informou que irá propor uma “adequação” do serviço de distribuição e que essa proposta vai ser analisada por uma diretoria colegiada e caso a empresa não apresente “solução satisfatória e imediata da prestação do serviço” vai ser instaurado um processo de recomendação da caducidade da concessão junto ao Ministério de Minas e Energia.
Mais de dois milhões de consumidores ficaram sem energia com as chuvas e ventania, sendo 2,1 milhões na área de concessão da Enel. Na manhã de hoje, cerca de 1,45 milhão de clientes ainda estavam sem luz. A Enel informou que acionou um plano de emergência que conta com mais de oitocentas equipes nas ruas e que ao longo do dia mais de dois mil técnicos deverão ser mobilizados e quinhentos geradores foram levados para pontos considerados críticos.
A companhia disse ainda que conta com helicópteros percorrendo as linhas de alta tensão para localizar problemas em áreas de difícil acesso.