Neste domingo (6), Polícia Federal informou que, até o momento, 57 pessoas foram detidas por envolvimento em crimes eleitorais. O diretor-geral da instituição, Andrei Rodrigues, destacou que o trabalho das forças de segurança tem se concentrado na garantia de um processo eleitoral íntegro e no combate a irregularidades, garantindo que a votação ocorra dentro da legalidade e da ordem democrática.
Além disso, as eleições municipais mobilizam um vasto esquema de segurança. As polícias Militar e Civil dos estados contam com o reforço das Forças Armadas, que disponibilizaram 23 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica para operações em 15 estados. Os militares atuam no apoio logístico, transportando urnas para locais de difícil acesso e garantindo a segurança durante a votação, utilizando mais de 3.200 veículos, como blindados, embarcações e aeronaves.
A Força Nacional também está responsável pela segurança em territórios indígenas de três estados: Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. Já a Polícia Federal mobilizou mais de seis mil agentes para proteger o processo eleitoral e combater crimes relacionados às eleições.