O governo decidiu comprar um novo avião para a presidência da república. Isso depois da pane na aeronave que trazia Lula do México.
Quando Lula desembarcou base aérea de Brasília, oito horas depois do esperado, a decisão já estava tomada. O presidente, segundo relatos, ficou muito irritado com o problema técnico que surgiu logo após a decolagem da Cidade do México.
Uma das possibilidades da pane é o choque de um pássaro com um dos motores. Foram cinco horas voando em círculos para queimar combustível até pousar novamente no México. O presidente Lula voltou ao país em um outro avião do governo.
Além do susto e do longo período voando em círculos, o presidente reclamou que a outra aeronave estava com problemas de comunicação. Por conta disso, Lula não conseguiu manter contato com o Palácio do Planalto durante o voo.
A compra de um novo avião já havia sido comentada pelo presidente, mas o custo de R$ 400 milhões deixou a ideia na gaveta. Agora, será retomada.
A aeronave atual foi comprada no primeiro mandato de lula, em 2005. Na época, o aparelho foi apelidado de “aerolula”, com muitas críticas da oposição.