O vice-chefe do Hezbollah disse nesta segunda-feira (30) que o grupo está preparado para uma possível invasão terrestre israelense. Naim Qassem fez o primeiro discurso desde que o líder Hassan Nasrallah foi morto em um ataque israelense. O vice-comandante falou que a organização perdeu um irmão, mas que continuará a luta contra Israel. Segundo ele, o sucessor de Nasrallah será anunciado em breve.
Desde o final de semana, Israel intensificou os bombardeios no Líbano e atingiu alvos no centro da capital Beirute. Até então, os ataques estavam concentrados nos subúrbios da região Sul da cidade. O ataque no distrito de Kola, na noite deste domingo – horário de Brasília – atingiu um prédio de apartamentos.
Um líder do Hamas e três membros da Frente Popular pela Libertação da Palestina, grupo ligado ao Hamas, foram mortos na ofensiva. Ontem (29), pelo menos 100 pessoas morreram e mais de 400 ficaram feridas em razão dos bombardeios israelenses no Líbano, segundo o Ministério de Saúde do país. Os ataques se intensificaram depois da morte do líder máximo do Hezbollah, Hassan Nasrallah, na última sexta-feira (27).
Além da organização xiita, as Forças de Israel também atacaram alvos houthis aliados ao Hamas no Iêmen. Os bombardeios atingiram uma usina elétrica e um porto marítimo usado para importação de petróleo. O governo libanês estima que mais de mil pessoas já tenham sido mortas desde o início dos bombardeios ao país, há pouco mais de uma semana.