O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos disse ter ficado chocado com a amplitude e o impacto dos ataques explosivos com bipes e radiocomunicadores ao redor do Líbano nos últimos dias, que mataram 37 pessoas.
Volker Turk falava aos embaixadores e representantes diplomáticos com assento no Conselho de Segurança das Nações Unidas. A reunião de emergência foi pedida pelo Líbano para discutir os ataques atribuídos amplamente a Israel, que não assumiu a autoria deles.
O encontro começou já com mais um tema em pauta, pois, dessa vez, o governo de Benjamin Netanyahu assumiu o bombardeio da capital libanesa nesta sexta-feira e disse ter matado líderes do grupo militar Hezbollah, o que foi negado pelos militantes.
O Alto Comissário disse que a explosão dos aparelhos representa um novo desdobramento na guerra, em que ferramentas de comunicação se tornam armas. Ele acrescentou que isso não pode ser um novo normal, pois a guerra tem regras.
Volker Turk alertou que atacar milhares de pessoas sem saber quem está nas proximidades viola o direito internacional e o direito humanitário internacional.