STF retoma hoje julgamento sobre foro privilegiado

STF (Valter Campanato/Agência Brasil)

O Supremo retoma hoje (20) o julgamento sobre ampliação do foro privilegiado inclusive para quem já deixou o cargo. A Corte já tem maioria para ampliar o alcance do foro, mas um pedido de vista do ministro André Mendonça adiou a conclusão.

O julgamento será retomado em plenário virtual e termina somente na próxima sexta-feira (27) com o novo entendimento, julgamentos de autoridades que detinham foro instância voltam à instância máxima. A decisão pode afetar a competência do julgamento de casos relacionados ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao ex-ministro dos direitos humanos Silvio Almeida, por exemplo.

O foro privilegiado é previsto na constituição e concedido a presidente da república e o vice; congressistas; o procurador-geral da república; ministros da união; integrantes do tribunal superior eleitoral, superior tribunal de justiça, tribunal de contas da união; e os próprios ministros do supremo, entre outros.

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO