O Instagram começou a tornar privadas as contas de usuários menores de 18 anos, a medida é uma tentativa de atender a demandas por proteção por crianças.
As mudanças começaram a valer em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. No fim do ano, elas devem chegar aos usuários do Instagram da União Europeia. E em janeiro de 2025, elas chegam à américa latina, ou seja, também ao Brasil.
As mudanças preveem que contas de menores de 16 serão privadas por definição, ou seja, não haverá a opção de torná-la aberta. Apenas seguidores dessas contas ou quem já tenha interagido com essas contas vão poder enviar mensagens diretas. Isso evita a abordagem de desconhecidos.
Conteúdos que possam ferir sensibilidades, como aceitação do próprio corpo, ou incitar comportamentos, como brigas, não serão expostos aos menores. Haverá notificações por tempo de uso para que os jovens não passem mais do que 60 minutos no Instagram.
Entre dez da noite e 6 da manhã, o perfil entrará num modo não perturbe e não vai emitir notificações de mensagens ou qualquer novo conteúdo. além disso, uma mensagem automática informará que a conta está silenciada. Quem tiver entre 16 e 18 anos, vai poder escolher entre abrir ou não a conta, mas menores de 16 terão que pedir autorização dos pais.
A Meta, dona do Instagram, afirmou que também vai aumentar a segurança para evitar que menores mintam a idade nos perfis.