Lula dá aval para fim do saque-aniversário do FGTS, diz ministro do Trabalho

Reprodução: Agência Brasil

O presidente Lula deu aval para o fim do saque-aniversário do FGTS, segundo declaração do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Segundo o ministro, o texto será enviado para o Congresso em novembro, após as eleições.

No lugar do saque-aniversário, Lula decidiu que vai propor um novo formato para o trabalhador do setor privado ter mais acesso ao crédito consignado, o qual é pago com descontos diretos no salário.

O saque-aniversário do FGTS foi criado em 2020 e permite ao trabalhador sacar parte do saldo das contas ativas e inativas do FGTS no mês de seu aniversário. Atualmente, aderir ao saque-aniversário é opcional.

Advertisement

Porém, após a adesão, caso o trabalhador seja demitido, ele consegue somente sacar o valor da multa rescisória, a qual é a multa de 40% paga pela empresa. Por isso, o trabalhador não recebe o valor total da conta do FGTS.

Por causa disso, desde a criação do saque-aniversário, mais de 9 milhões de trabalhadores demitidos não puderam receber o valor da conta do FGTS. Ao todo, R$ 5 bilhões não foram resgatados pelos trabalhadores.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO