O Governo Federal informou nesta quarta-feira (15) que vai publicar uma portaria para garantir que seus beneficiários continuem recebendo os pagamentos mesmo com a falta da prova de vida. A circulação de notícias falsas na internet tem colocado os aposentados em dúvida quanto ao procedimento.
Os boatos tratam sobre uma “retomada da prova de vida” em 2025, mas, na prática, o procedimento nunca foi suspenso. Desde 2023, o INSS passou a ser o responsável por fazer o cruzamento dos dados com as bases governamentais para checar a condição do beneficiário — ou seja, não é mais necessário que o beneficiário se dirija ao INSS ou a uma agência bancária para tal.
A falta da prova de vida não causa o bloqueio imediato dos benefícios, garante o Governo Federal em nota. A portaria vigente que garante os pagamentos expirou, mas um novo documento deve ser publicado em breve.
O INSS alertou ainda que não envia servidores para fazer a comprovação da prova de vida, e que há quadrilhas se utilizando de fake news para aplicar golpes.