O governo brasileiro celebrou o anúncio feito pelos governos do Catar, Estados Unidos e Egito, de um cessar-fogo na Faixa de Gaza. A informação foi divulgada no início da tarde desta quarta-feira (15), confirmada logo depois em uma entrevista coletiva do premiê do Catar, Mohammed bin Abdulrahman al-Thani.
”O governo brasileiro tomou conhecimento, com grande satisfação, do anúncio, pelos governos do Catar, do Egito e dos Estados Unidos, de cessar-fogo na Faixa de Gaza. Se confirmado oficialmente pelas partes envolvidas, o acordo interrompe conflito que, em 15 meses, vitimou fatalmente mais de 46 mil palestinos, com grande proporção de mulheres e crianças, e mais de 1.200 israelenses, além de mais de 160 jornalistas e 265 funcionários das Nações Unidas”, diz o texto.
O Governo fez um apelo para que os países envolvidos no conflito possam garantir a libertação dos reféns, a ajuda humanitária no território, cassação das hostilidades, além da retomada de paz entre israelenses e palestinos.
“O Brasil apela pela retomada imediata do processo de paz entre israelenses e palestinos e reitera seu compromisso com a solução de dois Estados, com um Estado da Palestina independente e viável, vivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro das fronteiras de 1967, que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital”.