Venezuela realiza posse presidencial de Maduro nesta sexta-feira

O país enfrenta uma onda de protestos liderados pela oposição, que questiona a transparência das eleições em julho do ano passado
Reprodução/Reuters

A Venezuela realiza nesta sexta-feira (10) a posse presidencial, num cenário de muita tensão e guerra política. O país enfrenta uma onda de protestos liderados pela oposição, que questiona a transparência das eleições em julho do ano passado.

Na ocasião, Nicolás Maduro foi declarado vencedor pelo Tribunal Superior Eleitoral venezuelano – aparelhado pelo governo chavista – com 51% dos votos. O adversário Edmundo González Urrutia, no entanto, alegou fraude e disse que venceu com o apoio de mais de 60% dos eleitores.

As atas eleitorais nunca foram divulgadas, fazendo com que vários países, incluindo o Brasil, não se manifestem sobre o resultado do pleito até hoje.

Advertisement

Ontem (9), houve registro de protestos no Chile, México, Argentina, Colômbia, Peru e Espanha. Em Caracas, a manifestação foi comandada pela líder de oposição Maria Corina Machado, que não aparecia em público havia mais de cinco meses. Ela é acusada pelo Ministério Público por diversos crimes e foi impedida de concorrer à Presidência pela Suprema Corte do país.

Opositores chegaram a denunciar que Corina Machado foi presa após ser “violentamente interceptada” durante os protestos. Depois, a opositora gravou um vídeo dizendo apenas que perdeu dinheiro e documentos, mas que já estava salva. O regime Maduro negou a prisão e alegou se tratar de uma “distração” e “ideia vendida” pela direita.

Corina Machado prometeu se pronunciar sobre o episódio com mais detalhes hoje. Citando riscos de conspiração internacional, a equipe de Maduro anunciou hoje o fechamento da fronteira com a Colômbia desde as cinco da manhã até as cinco da manhã de segunda-feira (13).

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO