A BandNews TV entrevistou nesta quinta-feira (9) o piloto e especialista em aviação Lito Sousa, para discutir as informações preliminares sobre o acidente com um avião de pequeno porte na área litorânea de Ubatuba.
Ele destacou a dificuldade de se realizar o processo de pouso em pistas como a da Serra do Mar (RJ), que apresentam muitos obstáculos e geralmente possuem um cumprimento reduzido. No caso específico de Ubatuba, o especialista apontou para uma limitação sobre o uso da área completa, o que seria a chamada “cabeceira deslocada”.
Lito salientou que no momento do pouso havia o registro de um vento leve, o que possibilitaria a realização dele nas duas extremidades da pista. Esse fato leva para o ponto que ainda não há informações sobre onde a aeronave tocou no solo.
A segunda informação a ser analisada seria os resquícios da chuva, o que ocasionaria uma alteração na performance e no espaço de parada.
De acordo com o especialista, ainda não foi possível fazer o cálculo daquele trajeto, o que será necessário para trazer clareza aos possíveis fatores que contribuíram para o acidente.
Confira a entrevista completa: