Governo discute nesta quinta-feira o teto de juros do consignado do INSS

Desde maio de 2024, o limite para empréstimos de beneficiários com desconto em folha está fixado em 1,66% ao mês
Reprodução/Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O governo convocou uma reunião extraordinária do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) para esta quinta-feira (8), com o objetivo de discutir uma possível revisão no teto de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS.

A medida foi motivada por alertas de representantes de bancos, que apontam a inviabilidade de conceder crédito consignado nas condições atuais. Desde junho de 2024, o teto de juros está fixado em 1,66% ao mês, mesmo após o aumento da taxa Selic, que passou de 10,50% para 12,25% em setembro, dificultando a manutenção da oferta de crédito pelas instituições financeiras.

Devido a essa disparidade, parte dos bancos já interrompeu a oferta de consignados por meio de correspondentes bancários, citando o impacto do custo adicional das comissões associadas a esse modelo de operação. O cenário atual tem gerado pressão para ajustes nas condições de crédito, buscando equilibrar as necessidades dos beneficiários do INSS e a sustentabilidade das operações financeiras.

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO