Incêndios florestais na Califórnia: Presidente Biden declara grande desastre e libera recursos federais

Até o momento, o número de mortos subiu para cinco, e mais de 80 mil pessoas foram forçadas a evacuar suas casas às pressas.

Nesta quarta-feira (8), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou oficialmente estado de grande desastre na Califórnia, após incêndios florestais fora de controle em Los Angeles. A medida, anunciada em nota oficial pela Casa Branca, desbloqueia recursos federais para auxiliar os sobreviventes da tragédia. Até o momento, o número de mortos subiu para cinco, e mais de 80 mil pessoas foram forçadas a evacuar suas casas às pressas.

“Ao mesmo tempo em que os incêndios continuam devastando comunidades, o presidente Biden está mobilizando recursos para salvar vidas e sustentar os esforços de recuperação na região”, informou a Casa Branca.

Biden está monitorando os esforços de resposta de perto, recebendo atualizações regulares de sua equipe, do CalFire e de autoridades locais. Nesta quarta (8) pela manhã, ele visitou uma estação de bombeiros em Santa Mônica acompanhado pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom, onde foi informado sobre os incêndios e as operações em andamento.

Advertisement

Além disso, a FEMA (Agência Federal de Gerenciamento de Emergências) aprovou Subsídios de Assistência ao Gerenciamento de Incêndios para reembolsar os custos do combate às chamas. A Administração Biden-Harris mantém contato constante com o governador Newsom, a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, e autoridades locais. O National Interagency Fire Center também está em alerta para enviar recursos adicionais, incluindo pessoal e equipamentos de combate a incêndios.

Ainda em nota, a Casa Branca afirmou que: “O presidente Biden e a vice-presidente Harris estão rezando por aqueles que perderam entes queridos, tiveram propriedades danificadas, ficaram feridos e por todos os afetados por este e outros incêndios devastadores na área”.

Biden reiterou que o governo federal está comprometido em ajudar na recuperação da área, reforçando a cooperação entre as autoridades locais e federais para enfrentar a tragédia.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO