Terremoto de magnitude 6,8 no Tibete já matou mais de 120 pessoas

O tremor destruiu mais de 1.000 casas em Tingri, onde vivem cerca de 6.900 pessoas
Reprodução/REUTERS

O número de mortos no terremoto de magnitude 6,8 atingiu o condado de Tingri, no Tibete, na manhã desta terça-feira (7), às 9h05 no horário local, ultrapassou os 120, com cerca de 130 feridos. O epicentro, localizado a cerca de 80 km ao norte do Monte Everest, também foi sentido no Nepal e na Índia.

O tremor destruiu mais de 1.000 casas em Tingri, onde vivem cerca de 6.900 pessoas em um raio de 20 km do epicentro, região de alta altitude e baixa densidade populacional. O Serviço Geológico dos EUA estimou a magnitude do terremoto em 7,1.

O presidente chinês, Xi Jinping, pediu esforços intensivos para salvar vidas, evitar desastres secundários e reassentar moradores afetados. Ele também destacou a necessidade de reparar infraestruturas e garantir suporte básico à população. Em resposta, o governo chinês ativou medidas emergenciais e enviou equipes de resgate ao local, incluindo mais de 1.500 bombeiros mobilizados para buscar sobreviventes.

Advertisement

O Tibete frequentemente enfrenta terremotos devido ao encontro das placas tectônicas asiática e indiana, mas a baixa densidade populacional costuma limitar o impacto humano. No entanto, o recente tremor em Tingri foi especialmente devastador.

Em dezembro de 2023, um terremoto de magnitude 6,2 já havia causado mais de 150 mortes em regiões vizinhas como Qinghai e Gansu, ressaltando a vulnerabilidade da área.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO