O americano que matou 14 pessoas em um ataque terrorista visitou o local do atentado meses antes, e até gravou a região enquanto planejava o massacre. De acordo com o FBI, Shamsud-Din Jabbar usou óculos especiais criados pela Meta – a dona do Facebook – para registrar vídeos enquanto andava de bicicleta.
As gravações, divulgadas agora pelos investigadores, foram feitas há dois meses. Em certo momento, o ex-militar do Exército dos Estados Unidos também aparece em frente a um espelho testando os óculos inteligentes. Ele, aliás, também usou o item durante o assassinato em massa nas primeiras horas de 2025, mas não ativou a ferramenta de gravação.
Jabbar esteve ao menos duas vezes na região antes do atentado: em outubro e novembro. A polícia federal americana também confirmou que o terrorista colocou duas bombas de fabricação caseira na rua antes de avançar com o carro sobre a multidão, e levou dentro do veículo um transmissor para detonar as bombas. Materiais para a produção do explosivos foram encontrados na casa alugada por Jabbar na cidade.