Lionel Messi receberá a Medalha da Honra, a mais alta condecoração civil dos Estados Unidos, em reconhecimento tanto aos seus feitos no futebol quanto ao seu trabalho em projetos sociais voltados para a saúde e educação infantil. O evento ocorrerá na Casa Branca e será presidido pelo presidente Joe Biden.
A Medalha da Honra é concedida a indivíduos “que fizeram contribuições exemplares para a prosperidade, valores ou segurança dos Estados Unidos, paz mundial ou outros empreendimentos sociais, públicos ou privados significativos”, conforme uma declaração da Casa Branca.
Além de ser um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, Messi é também conhecido por seu envolvimento em causas sociais. Ele fundou a Fundação Leo Messi e atua como embaixador da Boa Vontade do UNICEF, organizando ações em benefício de crianças ao redor do mundo.
A cerimônia de premiação também contemplará outras figuras renomadas, como o ex-jogador de basquete Magic Johnson, ex-candidata presidencial democrata Hillary Clinton, o cantor Bono Vox, da banda U2, a editora-chefe da Vogue, Anna Wintour, e o ator Denzel Washington.