Ucrânia interrompe fornecimento de gás russo para a Europa

Passagem de combustível era feita por meio de torneiras mediante pedágio

A Ucrânia interrompeu nesta quarta-feira (1) o fornecimento de gás russo, que passa pelo país, para clientes europeus. A decisão se deve ao prolongamento da guerra entre o país e a Rússia.

O ministro da Energia da Ucrânia, Herman Halushchenko, confirmou na manhã desta quarta que Kiev havia interrompido o trânsito “no interesse da segurança nacional”.

“Este é um evento histórico. A Rússia está perdendo mercados e incorrerá em perdas financeiras. A Europa já decidiu eliminar progressivamente o gás russo, e (isto) está alinhado com o que a Ucrânia fez hoje”, afirmou Halushchenko, no aplicativo de mensagens Telegram.

Advertisement

A empresa de energia russa Gazprom disse, em comunicado divulgado nesta quarta, que “não tem possibilidade técnica e legal” de enviar gás através da Ucrânia, devido à recusa de Kiev em estender o acordo.

O fim do tratado foi confirmado pelo presidente Vladmir Putin. Ele disse estar confiante de que a estatal Gazprom não será muito afetada.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO