Lula lamenta morte de Jimmy Carter e fala sobre luta de ex-presidente pela paz

Luiz Inácio Lula da Silva destaca atuação de ex-presidente na promoção de direitos humanos e atuação contra a ditadura brasileira. Carter morreu neste domingo aos 100 anos
Fonte: reprodução/ Fundação Carter

Neste domingo (29) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lamentou em suas redes sociais, a morte de Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos. Lula ressaltou a atuação de Carter na busca pela paz, pela erradicação de doenças na África e na América Latina e exaltou a luta do ex-presidente dos Estados Unidos na promoção dos direitos humanos.

“Jimmy Carter foi senador, governador da Geórgia e presidente dos Estados Unidos. Foi, acima de tudo, um amante da democracia e defensor da paz. No fim dos anos 70, pressionou a ditadura brasileira pela libertação de presos políticos”, escreveu Lula em suas redes sociais.

O presidente escreveu sobre o trabalho de Jimmy Carter durante seu mandato na Casa Branca, lembrou de seu trabalho junto ao Brasil na mediação de conflitos políticos na Venezuela e na ajuda humanitária ao Haiti. Por fim Lula enfatizou a importância do Centro Carter, fundado em 1982. Considerando “uma referência mundial em democracia, direitos humanos e diálogo”, diz Lula.

Advertisement

Aos 100 anos de idade, Jimmy Carter morreu neste domingo (29), em sua casa, na Geórgia. Ele lutava contra um câncer de pele que se espalhou para o fígado e o cérebro. O político então passou a receber cuidados paliativos desde o ano passado e optou por suspender intervenções médicas.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO