O Banco Central (BC) divulgou, nesta segunda-feira (23), mais um relatório do Boletim Focus contendo a previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira. A pesquisa, que é divulgada semanalmente com os principais indicadores econômicos, apontou um crescimento de 3,42% para 3,49%.
Com o resultado trimestral superando as projeções no terceiro trimestre de 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,9% em comparação ao segundo trimestre. A alta acumulada entre janeiro e setembro é de 3,3%, 0,1 ponto percentual acima dos dados de 2023.
A edição desta semana do Focus apontou que a previsão para o índice Nacional de Preços (IPCA), considerada a inflação oficial do país, passou de 4,89% para 4,91% em 2024. Desta forma, a estimativa segue acima da meta de 3% definida pelo Conselho Monetário Nacional para este ano. A tolerância é de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
Além disso, a alta recente do dólar e as incertezas em relação a economia global fizeram o Banco Central aumentar o ritmo de alta de juros. Com isso, a Selic elevará em um ponto percentual, sendo esse o terceiro aumento seguido da taxa. Os números retornaram aos 12,25% de dezembro do ano passado.