Boletim Focus prevê inflação a 4,91%, acima da meta definida para o ano

Números da Selic retornaram para 12,25%, mesmo número de dezembro de 2023
Reprodução: Marcello Casal JR/Agência Brasil

O Banco Central (BC) divulgou, nesta segunda-feira (23), mais um relatório do Boletim Focus contendo a previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira. A pesquisa, que é divulgada semanalmente com os principais indicadores econômicos, apontou um crescimento de 3,42% para 3,49%.

Com o resultado trimestral superando as projeções no terceiro trimestre de 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,9% em comparação ao segundo trimestre. A alta acumulada entre janeiro e setembro é de 3,3%, 0,1 ponto percentual acima dos dados de 2023.

A edição desta semana do Focus apontou que a previsão para o índice Nacional de Preços (IPCA), considerada a inflação oficial do país, passou de 4,89% para 4,91% em 2024. Desta forma, a estimativa segue acima da meta de 3% definida pelo Conselho Monetário Nacional para este ano. A tolerância é de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Advertisement

Além disso, a alta recente do dólar e as incertezas em relação a economia global fizeram o Banco Central aumentar o ritmo de alta de juros. Com isso, a Selic elevará em um ponto percentual, sendo esse o terceiro aumento seguido da taxa. Os números retornaram aos 12,25% de dezembro do ano passado.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO