A Polícia Civil de São Paulo deflagrou uma operação contra uma quadrilha envolvida na produção e venda de metanfetamina, droga sintética conhecida popularmente como Cristal. Foram cumpridos 60 mandados de prisão e mais de 100 ordens judiciais na área central e metropolitana da capital paulista.
A Operação é chamada de Heisenberg. O nome foi dado em homenagem a um personagem da série de TV Breaking Bad, onde um narcotraficante e professor de química é responsável pela criação de um império oriundo das drogas.
De acordo com a Polícia Civil, a quadrilha é composta por estrangeiros residentes no Brasil e integrantes de uma facção criminosa atuante no país. Entre eles estão chineses, nigerianos, mexicanos, portugueses, brasileiros e um colombiano.
As investigações tiveram início em junho deste ano e já na primeira fase, cerca de seis pessoas foram presas e 2 kg de droga foram apreendidos. Os membros da quadrilha são investigados pela produção, distribuição e comercialização de metanfetamina e vão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, organização criminosa e delitos conexos.