A Fifa anunciará, nesta terça-feira (17), os ganhadores do prêmio The Best. A cerimônia ocorrerá às 14h, horário de Brasília, em um jantar de gala em Doha, no Catar. O anúncio será feito de forma digital pelo canal oficial da máxima entidade do futebol mundial.
A votação é realizada com o voto de torcedores, capitães, técnicos de seleções e representantes da mídia. A cerimônia divide a premiação pelas categorias de melhor jogador e jogadora, melhor goleiro e goleira, melhor treinador do futebol masculino e feminino, Prêmio Puskas (gol mais bonito no futebol masculino) e melhor torcedor.
A novidade da premiação deste ano será o Prêmio Marta (gol mais bonito do futebol feminino), que homenageia a “rainha” do futebol. A brasileira, inclusive, concorre com gol marcado em um amistoso contra a Jamaica, em junho.
O craque Vinicius Júnior, destaque do Real Madrid e da seleção brasileira, é visto como um dos grandes favoritos ao prêmio de melhor jogador do mundo. Ele disputa com outras estrelas do futebol, incluindo companheiros de time, como Kylian Mbappé e Dani Carvajal. Outros nomes como Rodri, do Manchester City, ganhador da Bola de Ouro, Lionel Messi, do Inter Miami e Lamine Yamal, do Barcelona, também foram indicados.
Além da escolha do jogador de maior destaque da temporada, também será formado o melhor time do ano. Como a indicação leva em consideração o período de atividades do calendário europeu, atletas que brilharam no futebol brasileiro em 2023 foram lembrados. Entre eles estão o atacante Germán Cano, o meio-campista Paulo Henrique Ganso e o zagueiro Nino, campeões da Libertadores pelo Fluminense. O meia argentino Thiago Almada, destaque do Botafogo em 2024, também aparece na disputa.
Na Europa, brasileiros como Vinicius Júnior e Rodrygo, do Real Madrid, os zagueiros Dante, Bremer e Gabriel Magalhães, e o goleiro Ederson, do Manchester City, também foram indicados para o time da temporada.
Alexandre Mansano (sob supervisão de Caio Pussi)