Israel vai expandir assentamentos nas colinas de Golã

Benjamin Netanyahu declarou que fortalecer o Golã é fortalecer o Estado de Israel
Reprodução/REUTERS/BandNewsTV

Israel aprovou um plano para expandir os assentamentos israelenses nas Colinas de Golã. A região, disputada, fica na fronteira com a Síria, no norte do país. O governo justificou a decisão citando o novo cenário na Síria, após a derrubada da ditadura de Bashar al-Assad e a tomada de poder pelos rebeldes.

Benjamin Netanyahu declarou que fortalecer o Golã é fortalecer o Estado de Israel. O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, ordenou ao Exército que se prepare para permanecer durante todo o inverno na zona desmilitarizada entre Israel e Síria. A ocupação militar foi ampliada depois da queda de Assad.

Israel capturou a maior parte das Colinas do Golã na Guerra dos Seis Dias de 1967, anexando-as em 1981  Em 2019, o então presidente americano Donald Trump declarou apoio à soberania israelense sobre a região, mas a anexação não foi reconhecida pela maioria dos países.  A Síria exige que Israel se retire, mas Israel se recusa, citando preocupações de segurança. Vários esforços de paz falharam.

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO