França: políticos de esquerda pedem renúncia de premiê recém-nomeado

Nomeação do novo premiê ignora mais uma vez resultado das eleições legislativas de julho, que deram vitória para a esquerda no parlamento
Reprodução: BandNews TV

Não demorou nem duas horas até que parlamentares da esquerda pedissem a renúncia do novo primeiro-ministro da França, nomeado hoje por Emmanuel Macron.

François Bayrou, de centro, foi escolhido para chefiar o governo em crise depois de 9 dias de articulações. Ele tem 73 anos, é prefeito de uma cidade no sudoeste do país e aliado de Macron, também de centro. O antecessor, Michel Barnier, caiu por uma moção de censura aprovada na Assembleia Nacional.

A nomeação de Bayrou ignora mais uma vez resultado das eleições legislativas de julho, que deram vitória para a esquerda no parlamento. Numa carta dirigida ao novo primeiro-ministro, o Partido Socialista pediu a renúncia em troca da não censura. E anunciou que não vai participar do governo e irá permanecer na oposição no Parlamento.

Advertisement

François Bayrou declarou que todos compreendem a dificuldade da tarefa. Disse que existe um caminho a ser encontrado que une as pessoas em vez de dividi-las. E pensa que a reconciliação é necessária.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO