CCJ deve votar reforma tributária nesta quarta-feira

A expectativa é que o texto seja aprovado na comissão e, posteriormente, no plenário
Reprodução/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator do projeto de regulamentação da reforma tributária, deve ler seu parecer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado hoje (9). A votação do projeto, no entanto, deve ficar para quarta-feira (11), pois os senadores planejam pedir vista.

A expectativa é que o texto seja aprovado na comissão e, posteriormente, no plenário. A proposta regulamenta a aplicação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto Seletivo (IS), criados pela reforma tributária de 2023.

Após a aprovação no Senado, o projeto retornará à Câmara para ajustes. Os novos tributos substituirão cinco impostos atuais (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS). A alíquota geral é estimada em 26,5%. Senadores sugeriram mudanças na alíquota padrão, isenções para setores específicos e alterações na lista de itens da cesta básica nacional, que inclui 22 produtos isentos de CBS e IBS. Também foram propostas modificações na taxação de bebidas açucaradas, alcoólicas artesanais e veículos pelo Imposto Seletivo.

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO