Donald Trump, disse hoje que a Rússia perdeu todo o interesse na Síria por causa da guerra com a Ucrânia. Um dos principais aliados do ditador, o governo russo emitiu uma nota afirmando sobre sua saída do país, deixando claro que não participou de negociações a respeito.
Para Trump, tanto a Rússia quanto o Irã, se enfraqueceram em parte por causa do sucesso militar de Israel no Oriente Médio. Nas redes sociais, ele disse fugiu do Síria, e que a Rússia, liderada por Vladimir Putin, “não estava mais interessada em proteger o ditador”.
O presidente eleito dos Estados Unidos concluiu que a Rússia perdeu o interesse na Síria por causa da Ucrânia, uma guerra que, segundo ele, não deveria ter começado nunca e poderia seguir para sempre.
Sobre o Irã, Trump disse que a nação persa está enfraquecida por causa da Ucrânia e uma economia ruim, e também por causa de Israel e o sucesso militar dos israelenses.
Rússia se afasta de Assad
Na nota, o governo da Rússia afirmou também que fazia um chamamento para que todas as partes envolvidas evitassem o uso da violência e resolvessem as questões politicamente.
O Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que está em contato com todos os grupos de oposição que tomaram a Síria.