Acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul é oficializado

Confirmação veio após reunião de líderes dos blocos em Montevidéu, no Uruguai
Reprodução: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O acordo histórico de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia foi anunciado oficialmente nesta sexta-feira (6), na cúpula em Montevidéu, no Uruguai. As negociações começaram há 25 anos, em 1999, e foram paralisadas depois de um acordo inicial alcançado em 2019.  Na época, o texto precisava passar por processos de validação, como a ratificação dos parlamentos de todos os países envolvidos.

As conversas foram retomadas nos últimos meses a pedido da Comissão Europeia, que determina a política comercial para todo bloco europeu. Mesmo assim, dos países europeus, em especial a França, tentou barrar o tratado, afirmando que ele é inaceitável. Em uma entrevista coletiva, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que o “acordo com o Mercosul é uma vitória para a Europa”.

O acordo cria a maior parceria de comércio e investimento que o mundo já viu, beneficiando ambas as regiões e atingindo 700 milhões de pessoas. Além do livre-comércio, ele abrange também cooperações em política e pautas ambientais. O próximo passo será sua análise pelo Parlamento Europeu, que só o validará após a avaliação dos votos do Conselho Europeu. Essa etapa promete ser a mais desafiadora, com divisões internas significativas entre os 27 países da União Europeia.

Advertisement

 

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO