Conta de luz em dezembro terá bandeira tarifária verde

Decisão reflete a melhora nas condições de geração de energia no país após favorecida pelo período chuvoso

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que, a partir de dezembro, a bandeira tarifária será verde, eliminando a cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. A decisão reflete a melhora nas condições de geração de energia no país, favorecida pelo período chuvoso mais intenso das últimas semanas, que aumentou a produção de energia hidrelétrica — alternativa com custo inferior ao das termelétricas, frequentemente acionadas em períodos de baixos níveis dos reservatórios.

A medida se aplica a todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Desde a criação do sistema de bandeiras tarifárias, em 2015, o modelo permite que os consumidores acompanhem mensalmente as condições de geração de energia no país e os custos associados, promovendo um uso mais consciente e eficiente.

Nos últimos anos, a bandeira verde esteve em vigor entre abril de 2022 e julho de 2024. Desde então, foram implementadas bandeiras amarela, vermelha nos patamares 1 e 2, e novamente amarela em novembro. A retomada da bandeira verde em dezembro reforça o impacto positivo do cenário climático no custo e na geração de energia elétrica no país.

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO