Lista de corte de gastos do Governo Federal está pronta após 40 dias de negociação

Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Depois de mais de 40 dias de negociações, está pronto o pacote de corte de gastos do governo federal. A promessa era de anunciar a medida até está terça-feira (26), mas isso só deve ser feito ao longo da semana. O dia e a hora dependem do Congresso.

Quem segue na expectativa pelo anúncio é o mercado financeiro. A definição da lista do pacote fiscal, ocorreu após uma reunião nesta segunda-feira (25), em Brasília, entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente Lula. Ao menos 12 ministros foram ouvidos, inclusive os da saúde e educação – áreas que o presidente reluta em incluir nos cortes.

A ideia é economizar, no total, 30 bilhões de reais no ano que vem e outros 40 bilhões em 2026. Medidas, a exemplo do fim da pensão à família de militares expulsos das corporações, já foram definidas. Outra medida é um pente fino em programas sociais, como o Bolsa Família, além de novos filtros para o Benefício de Prestação Continuada para combater fraudes.

Advertisement

 

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO