A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou, nesta segunda-feira (25), uma operação contra uma organização criminosa envolvida em fraudes de planos de saúde. O esquema já causou um prejuízo de R$ 50 milhões para planos como Bradesco Saúde, Amil, Sulamerica, Golden Cross dentre outros.
A ação ocorre em endereços localizados na Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na Zona Oeste; no Leblon e em Ipanema; na Zona Sul; e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A operação tem como objetivo cumprir 15 mandados de busca e apreensão contra 11 alvos investigados. O grupo é formado por médicos, advogados e empresas que atuam na área da saúde.
Segundo investigações, os criminosos apresentavam ações judiciais na Justiça com pedidos de liminares para acelerar a aprovação de cirurgias superfaturadas a serem pagas pelos planos de saúde. Os suspeitos tentavam conseguir vantagens indevidas, que inclui empresas fornecedoras de orteses, próteses e materiais especiais (OPME) com alto custo no mercado.
A fraude também consistia em pedidos de reembolso sem desembolso, superfaturamento de OPME, falsas cirurgias e emissão de documentos falsos com utilização de nomes de médicos falecidos.