Os frigoríficos no Brasil começaram a suspender o fornecimento de carne para lojas do Carrefour e outras empresas do grupo no país. A medida é uma resposta ao boicote da rede na França, que deixou de comprar carnes produzidas no Mercosul.
A ação foi uma decisão do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, em apoio aos ruralistas franceses, que são contra o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. O MasterBoi, que fornece 250 toneladas de carne por mês, foi um dos frigoríficos que interromperam o envio de produtos para as lojas no Brasil.
Outras empresas do setor também aderiram à suspensão. A Frente Parlamentar da Agropecuária iniciou uma ofensiva no Congresso Nacional após os boicotes ao agronegócio brasileiro.
A senadora Tereza Cristina do PP do Mato Grosso do Sul apresentou requerimento de convite ao embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, para uma audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado. O objetivo é obter esclarecimentos sobre a postura da França em relação ao Acordo Mercosul – União Europeia e à decisão do Carrefour de boicotar carnes do bloco.