As negociações para um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah avançam, mas ainda dependem de ajustes finais, informou o embaixador de Israel nos Estados Unidos, Michael Herzog. A proposta prevê a interrupção das hostilidades por dois meses e a retirada das tropas israelenses da fronteira sul do Líbano.
Uma reunião do Conselho de Segurança israelense, marcada para terça-feira (26), poderá definir os termos do acordo. Enquanto isso, os confrontos continuam. No último domingo (24), ataques aéreos israelenses atingiram o centro de Beirute, capital libanesa, resultando na morte de 11 pessoas e ferindo outras 33.
Intensificação dos ataques
Um prédio de oito andares foi destruído por quatro mísseis, incluindo munições projetadas para atingir alvos subterrâneos. Este foi o quarto ataque israelense ao centro de Beirute em uma semana. Geralmente, as ofensivas se concentram nos subúrbios ao sul da capital, áreas sob controle do Hezbollah.
Pressão internacional
Ontem, os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da França, Emmanuel Macron, discutiram a escalada na região. Ambos os líderes abordaram a possibilidade de um cessar-fogo no Oriente Médio, algo que não ocorre há mais de um ano.
As negociações refletem esforços para estabilizar a situação na região, que permanece sob tensão devido à escalada de violência.