IBGE: Desemprego entre mulheres permanece acima da média no terceiro trimestre

Créditos: Tânia Rego/Agência Brasil

A taxa de desemprego entre as mulheres alcançou 7,7% no terceiro trimestre de 2024, superando tanto a média nacional, de 6,4%, quanto o índice observado entre os homens, que ficou em 5,3%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (22) pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o levantamento, a diferença no desemprego entre mulheres e homens foi de 45,3% no período, menor do que os 69,4% registrados no primeiro trimestre de 2012, mas ainda significativa. Durante o início da pandemia de Covid-19, no segundo trimestre de 2020, essa diferença atingiu seu menor nível, 27%.

No trimestre anterior, as taxas eram de 8,6% para mulheres, 5,6% para homens e 6,9% na média nacional. Além disso, os dados mostram que os rendimentos médios das mulheres (R$ 2.697) foram 28,3% menores do que os dos homens (R$ 3.459) no terceiro trimestre deste ano.

Advertisement

A pesquisa também revelou desigualdades raciais no mercado de trabalho. Enquanto a taxa de desemprego foi de 5% entre brancos, alcançou 7,6% entre pretos e 7,3% entre pardos. Apesar disso, houve redução nas três categorias em comparação ao segundo trimestre, quando as taxas estavam em 5,5% para brancos, 8,5% para pretos e 7,8% para pardos.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO