Haddad tem reunião com Lula nesta quinta-feira sobre corte de gastos

Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem reunião marcada para está quinta-feira (21) com o presidente Lula para tratar do pacote de corte de gastos. O governo retoma as discussões que começaram no final de outubro.

A expectativa é que o governo anuncie medidas para conter as despesas e manter a sustentabilidade das regras fiscais vigentes e equilibrar as contas públicas. A meta fiscal para 2024 e para 2025 é de déficit zero, ou seja, de igualar receitas e despesas.

O plano em desenvolvimento pelo governo propõe que algumas despesas passem a ser ajustadas pela mesma regra do arcabouço fiscal. Nesse arcabouço, há um limite para os gastos públicos, que não podem crescer mais do que 70% da alta da receita e nem superar 2,5% ao ano, acima da inflação.

Advertisement

A intenção é, por meio de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), estender esse teto de crescimento a mais despesas. Caso alguns gastos ultrapassem esse limite, pode haver uma pressão adicional sobre o orçamento, afetando o funcionamento da máquina pública e os investimentos.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO