Nesta terça-feira (19), acontece o segundo e último dia da cúpula do G20, que reúne as maiores economias do mundo, no Rio de Janeiro. O evento contará com 271 atividades, incluindo debates, conversas e mesas temáticas organizadas por movimentos sociais, grupos de engajamento, organismos internacionais, conselhos, universidades, governos e o setor privado, tanto do Brasil quanto do exterior.
Sob a presidência do Brasil neste ano, o G20 tem coordenado discussões sobre temas relevantes para a economia global. O encontro conta com a presença de 55 líderes de países e chefes de organizações. Na manhã de hoje, o principal tema do debate será a transição energética, com foco nas estratégias e alternativas para uma economia mais sustentável. Os países da cúpula, que representam a maior parte das emissões de carbono do mundo, discutirão maneiras de enfrentar esse desafio global.
Ao final do evento, ocorrerá a cerimônia de transmissão da presidência do G20 do Brasil para a África do Sul, que assumirá a liderança do grupo em 2025. Após o encerramento oficial, a agenda dos líderes se concentrará em reuniões bilaterais restritas entre os chefes de Estado presentes.