A seleção brasileira de futebol enfrenta o Uruguai, nesta terça-feira (19), em partida válida pela 12ª rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026. A bola rola a partir das 21h45, horário de Brasília, na Arena Fonte Nova, em Salvador, na Bahia.
A amarelinha nunca foi superada em Salvador. São 15 vitórias e seis empates em 21 jogos.
Brasil
O Brasil chega para o clássico contra os uruguaios após um resultado abaixo do esperado na última quinta-feira (14). O time treinado por Dorival Júnior não confirmou o favoritismo e empatou em 1 x 1 no duelo frente a Venezuela, no Estádio Monumental de Maturín. O gol canarinho foi marcado por Raphinha, após cobrança de falta no final da primeira etapa. O atacante Vinicius Júnior desperdiçou uma cobrança de pênalti aos 17 minutos do segundo tempo.
Em caso de vitória, a seleção brasileira pode encerrar o ano na vice-liderança nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O time ocupa a 4º posição na classificação geral, com 17 pontos conquistados.
Uruguai
Já o Uruguai vem de vitória dramática por 3 x 2 contra a Colômbia na última sexta-feira (15), no Estádio Centenário de Montevidéu. A equipe virou o jogo aos 56 minutos do segundo tempo, com gol do meio-campista Manuel Ugarte. Rodrigo Aguirre e Davinson Sánchez (contra) também marcaram e confirmaram a vitória da celeste.
A seleção uruguaia ocupa a 2º posição na classificação geral, com 19 pontos conquistados. Se vencer o Brasil, o time treinado por Marcelo Bielsa poderá se igualar com a líder Argentina em pontuação.
Retrospecto geral
Brasil e Uruguai já se enfrentaram 78 vezes ao longo da história, com o retrospecto geral sendo favorável para a seleção brasileira. No total, são 38 vitórias canarinhas, 17 empates e 23 triunfos uruguaios. As informações são do site Transfermarket.
O último confronto ocorreu no último mês de julho, quando o Uruguai eliminou o Brasil da Copa América de 2024.
Confira as prováveis escalações das equipes de acordo com os últimos jogos:
Brasil: Ederson, Danilo (no lugar de Vanderson, suspenso no último jogo), Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães e Raphinha; Vini Jr., Igor Jesus e Savinho – Dorival Júnior.
Uruguai: Rochet, Varela, Giménez, Olivera e Saracchi; Valverde, Ugarte e Betancur; Pellistri, Darwin Nuñez e Araújo – Marcelo Bielsa.
Alexandre Mansano (sob supervisão de Pedro Fonseca)