Nesta segunda-feira (18), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, fez um chamado aos líderes do G20 para que apoiem o acesso a vacinas contra o HPV, assim como ao rastreamento do vírus. Ele fez referência à iluminação azul projetada no Cristo Redentor no último domingo (17), em apoio ao movimento global de combate ao HPV e pela eliminação do câncer do colo do útero.
“Esse é o único câncer que temos todas as ferramentas para eliminar”, publicou o diretor da OMS nas redes sociais. Dados do Ministério da Saúde indicam que o Brasil registra, em média, 17 mil casos e cerca de 6,5 mil mortes por câncer do colo do útero todos os anos. A doença figura como o terceiro tumor mais incidente entre a população feminina, atrás apenas do câncer colorretal e do câncer de mama.
O câncer de colo de útero é causado pela infecção genital persistente por alguns tipos de HPV, um vírus sexualmente transmissível. Dentre as formas de prevenção e combate da doença, estão: uso de preservativo, realização do exame preventivo, conhecido como Papanicolau, e vacinação.