Em comunicado divulgado neste domingo (17), o presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou investimento de US$ 50 milhões para o Fundo Amazônia. O democrata deve pousar em Manaus ainda nesta manhã antes de voar para o Rio de Janeiro, onde participará da Cúpula do G20.
O objetivo do investimento é acelerar a conservação das terras e águas da região, além de proteger a biodiversidade e enfrentar a crise climática.
“Hoje, como parte de sua viagem histórica à Amazônia, o presidente Biden anunciará que os Estados Unidos cumpriram sua promessa histórica de aumentar o financiamento climático internacional dos EUA para mais de US$ 11 bilhões por ano até 2024 – tornando os Estados Unidos o maior fornecedor bilateral de financiamento climático do mundo”, diz o texto.
O conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, declarou que Biden faria a “escala histórica na Amazônia para destacar o seu compromisso pessoal e compromisso contínuo dos Estados Unidos em combater a mudança climática no exterior”.